quinta-feira, abril 17, 2008

22º Torneio de Portimão - começa hoje

Patricia Bate - Clara Piçarra e Catarina Sousa - 3 das ginastas que participaram no 1º Torneio Internacional de Portimão

Já lá vão 22 anos!
Em 1987 a FPG e Câmara Municipal de Portimão começavam uma parceria, para a organização de um Torneio Internacional de Ginástica Rítmica.

Nesse ano a competição só foi para individuais juniores.

As melhores ginastas séniores de então Patricia Jorge do Algés e Margarida Carmos do ISEF ajudaram na organização (responsável pela música e entrada das ginastas).

As 5 ginastas presentes do Futebol Clube do Porto, do Algés e do ISEF, estagiaram em Portimão durante uma semana e realizaram a competição que foi ganha por Arancha Vilar de Espanha. ...Memórias da Rítmica que se misturam com a história desta modalidade em Portugal.

Portimão foi e é uma competição familiar e muito simpática, tendo se tornado ao longo dos anos num dos maiores Torneios Internacionais do Mundo, mas não perdendo essas características.

Com a inauguração da Arena de Portimão (o antigo pavilhão era pequeno e muito baixo) a prova conseguiu alcançar um nível muito alto e desde 2006 que as melhores ginastas mundiais marcam presença em Portimão.

Este ano de 2008 com os Jogos Olímpicos à porta vamos ter a oportunidade de ver 10 dos 12 conjuntos apurados para os JO de Pequim e 20 das ginastas que em princípio estarão presentes na China.

A oportunidade poderá só se repetir daqui a quatro anos, por isso é aproveitar.


Mais informações em:



1 comentário:

Anónimo disse...

Quer dizer que tenho mais 22 anos do que nesta fotografia?! Continuo a sentir pelo Torneio de Portimao um carinho especial (que nao passa com a idade). Divirtam-se nestes dias, aproveitem o que este Torneio tem de melhor: faz-nos sentir em casa.
Beijinhos para todas,
Clara