terça-feira, abril 29, 2008

Reportagem do 3º Torneio AGR


Mais uma competição nacional organizada por um clube e que proporcionou às ginastas outra avaliação, condições diferentes (viagem, nova cidade e novo pavilhão) e convívio.

As ginastas do SAD tiveram uma boa prestação, e algumas delas tiveram direito a subir ao mini podium cor de rosa construído com tanto carinho. A primeira medalha individual para ginastas infantis que recebem sempre medalhas de participação foi muito emocionante.

As esperanças e juvenis no seu 1º ano de competição estavam muito nervosas mas competiram bem mesmo com ginastas mais experientes.






* Mais fotos em Imagens-GrAlgés

sábado, abril 26, 2008

Torneio da 2ª divisão em Aveiro

Os clubes desdobram-se em trabalho para proporcionar às suas (e às outras) ginastas mais provas e mais convívio.
Este ano começou com o Torneio da Páscoa, depois foi a vez do Parede FC, amanhã a Academia de Ginástica Rítmica AveiroGym organiza um torneio para a 2ª divisão e no dia 24 de Maio será a vez do GCP.

Além da angariação de ginastas, do treino e da manutenção das atletas numa modalidade tão difícil como é a GR, a organização de provas passou a fazer parte integrante do trabalho dos clubes, pois sem provas não pode haver ginástica de competição.

A AGL continua a realizar as mesmas provas o que para nós clubes de Lisboa é um grande incentivo, mas a redução do número de provas nacionais organizadas pela Federação está a limitar a progressão das atletas já que a competição e respectiva aferição do treino é fundamental para o desenvolvimento e motivação das ginastas.

Bem hajam os clubes que tanto se esforçam.


Vão participar amanhã em Aveiro as ginastas Beatriz Coelho, Eva Chatal, Maria Rito, Madalena Azevedo, Raquel Caetano, Joana Silva, Maria Costa, Inês Pinho, Mariana Mancelos, Inês Demetrion, Inês Cabral, Rita Neto e Eliane Martins.

Boa viagem e boa prova.

quinta-feira, abril 17, 2008

22º Torneio de Portimão - começa hoje

Patricia Bate - Clara Piçarra e Catarina Sousa - 3 das ginastas que participaram no 1º Torneio Internacional de Portimão

Já lá vão 22 anos!
Em 1987 a FPG e Câmara Municipal de Portimão começavam uma parceria, para a organização de um Torneio Internacional de Ginástica Rítmica.

Nesse ano a competição só foi para individuais juniores.

As melhores ginastas séniores de então Patricia Jorge do Algés e Margarida Carmos do ISEF ajudaram na organização (responsável pela música e entrada das ginastas).

As 5 ginastas presentes do Futebol Clube do Porto, do Algés e do ISEF, estagiaram em Portimão durante uma semana e realizaram a competição que foi ganha por Arancha Vilar de Espanha. ...Memórias da Rítmica que se misturam com a história desta modalidade em Portugal.

Portimão foi e é uma competição familiar e muito simpática, tendo se tornado ao longo dos anos num dos maiores Torneios Internacionais do Mundo, mas não perdendo essas características.

Com a inauguração da Arena de Portimão (o antigo pavilhão era pequeno e muito baixo) a prova conseguiu alcançar um nível muito alto e desde 2006 que as melhores ginastas mundiais marcam presença em Portimão.

Este ano de 2008 com os Jogos Olímpicos à porta vamos ter a oportunidade de ver 10 dos 12 conjuntos apurados para os JO de Pequim e 20 das ginastas que em princípio estarão presentes na China.

A oportunidade poderá só se repetir daqui a quatro anos, por isso é aproveitar.


Mais informações em:



sábado, abril 12, 2008

Torneio do PFC 2008 - reportagem

Como é habitual a competição de Ginástica Rítmica realizou-se em paralelo com uma prova de Esgrima. Este ano o pavilhão do Parede Football Clube encheu-se de criançada e o público apesar de estar dividido em dois sectores podia optar por ver as duas provas ao mesmo tempo, o que para os pais da Rítmica sempre poderá ser mais atrativo.
As nossas ginastas tiveram um comportamento muito regular e para algumas foi a 1ª prova do ano por terem estado lesionadas nas competições anteriores.

A Carla Roque e o Nuno Frazão assim como toda a organização estão de parabéns, em menos de 4 horas conseguiram realizar duas competições de grande interesse e visando especialmente escalões de formação.
Os Manos Frazão lá estiveram também, um ainda na bancada mas outro já a competir.



Na ginástica Rítmica além do Algés e do clube organizador estiveram presentes ginastas do CCRCCR de Lisboa, AGRA de Aveiro e DA de Portalegre.

Torneio Aberto da AGN

Realizou-se em Espinho no passado dia 5 de Abril o Torneio Aberto da Associação de Ginástica do Norte aberto a Associações e aos escalões de esperanças, juvenis, juniores e seniores. Cada Associação poderia inscrever uma Equipa e a AGL esteve presente com uma equipa formada pela Mafalda Matos do SAD e por Sara Cólica, Joana Cardoso e Ana Figueiredo do GCP. Acompanharam as ginastas a treinadora Ida Pereira, a Juíz Andreia Sanches e o Presidente da AGL Carlos Araújo.

O atraso da notícia deve-se ao facto de estarmos à espera de fotografias para o post. Passada uma semana mesmo sem fotografias resolvemos informar dos resultados da Mafalda.


A Mafalda fez uma boa prova classificando-se em 2º Lugar na classificação geral em Mãos Livres e Arco e em 1º lugar a Bola. Se tivesse havido classificação por associações a AGL teria ganho pois ganhou séniores e juvenis tendo-se classificado em 2º lugar em juniores.
* Quando recebermos as fotos do presidente da AGL faremos uma reportagem em Imagens-GrAlgés

sexta-feira, abril 11, 2008

Torneio do PFC 2008

Realiza-se amanhã das 10h às 12h30 o Torneio do PFC para ginastas infantis e da 2ªdivisão.

O Algés estará presente com 8 ginastas - 4 esperanças (Maria Costa,Mariana Mancelos, InêsPinho e Joana Silva), 1juvenil (Inês Demetrion), 2 juniores (Inês Cabral e Rita Neto e 1 senior (Eliane Martins) , paralelamente à prova de GR decorrerá uma competição de Esgrima.

A todas as ginastas desejamos uma boa prova e uma manhã bem passada.